- Apresentação da profª e da disciplina "Educação e Tecnologia"
- Conversa inicial com os alunos sobre alguns combinados e o que esperam aprender nas aulas de "Educação e Tecnologia".
- Leitura do livro "Centopeia que pensava."
- Dinâmica do boneco.
Reflexão sobre a 1ª aula:
Os alunos dos 4ºs anos estavam na expectativa da aula de "Informática". Após a minha apresentação como professora do curso expliquei que a aula a partir daquele dia teria o nome de "Educação e Tecnologia" e gostaria de saber o que eles achavam que iríamos aprender em nossas aulas.
Os alunos foram colocando suas suposições e fui mediando as respostas e colocações para apresentar a história da "Centopeia que pensava".
Eles ficaram bastante atentos a leitura e após fizemos a dinâmica do boneco.
Pedi para os alunos que assim como a Dona Centopeia, pensassem sobre cada pergunta escrita no boneco, e que não havia resposta certa, nem resposta errada, pois cada um colocaria sua opinião.
Fiquei animada com a turminha que compreendeu e interagiu muito bem com a leitura e dinâmica.
Para finalizar propus que assim como a Dona Centopeia eles pensassem durante a semana em algo que lhes despertasse a curiosidade, ou que gostariam de conhecer ou aprender e me contassem na próxima aula .
As aulas de tecnologia começaram com gás total!!
ResponderExcluirAs crianças têm demonstrado muito interesse em “descobrir” ainda bem que nunca é tarde e nem muito cedo para se aprender a pesquisar. Façamos desta situação ouro puro para darmos passos largos em direção ao crescimento intelectual.
Parabéns
É preciso ensinar aos nossos alunos, como realizar uma boa pesquisa, e que não seja apenas o Ctrl+C e Ctrl+Z.
ResponderExcluirEstaremos empenhandos nesta nova empreitada...